Imagem peregrina do Divino Pai Eterno visitará o Tocantins

A visita acontecerá em Paraíso do Tocantins em alusão às comemorações do cinquentenário da Missão Redentorista



Dando continuidade ao trabalho evangelizador de aproximação das pessoas ao amor de Deus, a Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno estará na cidade de Paraíso do Tocantins. Esta é mais uma etapa das visitas agendadas no calendário de 2012 e acontece no dia 16 de agosto, quinta-feira. O Ícone Sagrado será conduzido pelo reitor do Santuário Basílica de Trindade (GO), Pe. Robson Oliveira. Na ocasião, o sacerdote presidirá a Santa Missa Campal na Praça da Matriz.

O pároco da Paróquia São José Operário, Pe. Frederico Augusto de Oliveira, é o responsável pela acolhida. Ele destaca que durante um ano, entre fevereiro de 2012 e fevereiro de 2013, a Congregação Redentorista comemora o cinquentenário da sua Missão em Paraíso. Por isso, explica ele, a cada mês um evento especial é organizado para celebrar os 50 anos. A visita da Imagem faz parte da programação do mês de agosto. No dia 16, haverá diversas atividades a partir das 6h da manhã, com a Alvorada. Os fiéis poderão participar da novena, adoração ao Santíssimo Sacramento, carreata, e, por fim, a acolhida do Ícone Sagrado para a celebração, que terá início às 19h30.

Padre Frederico ressalta que no município existem vários devotos do Divino Pai Eterno que fazem a romaria até Trindade. Além disso, o Santuário Basílica é também administrado por Redentoristas. "A visita será um momento especial para resgatar a espiritualidade, os valores e o carisma dos Missionários Redentoristas. Também será uma forma de despertar a fé e valorizar a missão, a família e a formação. E ainda, estaremos atendendo a vontade do povo que anseia pela presença da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno aqui em nossa comunidade", diz.

A devoção, iniciada em Trindade há mais de 170 anos, hoje está fortalecida em todos os cantos do Brasil. Ao longo de quatro anos, a Imagem Peregrina já percorreu 23 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Desde que iniciou os trabalhos das visitas, a devoção ao Divino Pai Eterno tem se popularizado cada vez mais. De acordo com Pe. Frederico, a expectativa é de que mais de 20 mil pessoas participem do evento. "Paraíso tem  cerca de 45 mil habitantes, e a maior parte é católica. Além disso, estamos fazendo um trabalho de divulgação em um raio de 150km, portanto esperamos fiéis de todas as regiões vizinhas e também da capital".

A Imagem Peregrina percorreu, de janeiro de 2011 até junho de 2012, mais de 250 mil quilômetros, equivalente a mais de seis voltas ao mundo. No total, o Ícone Sagrado foi acolhido por mais de dois milhões de devotos pelo país. "A presença da Imagem Peregrina em uma comunidade ou paróquia se consagrou como um grande momento para que fiéis espalhados em todos os cantos do país experimentem de perto o amor do Divino Pai Eterno,” ressalta Pe. Robson de Oliveira.

Visitas da Imagem Peregrina
Na agenda de 2012 da Imagem Peregrina, estão confirmadas cerca de 30 visitas. O roteiro começou por Santos (SP), depois Aracaju (SE); Criciúma (SC), Taguatinga (DF), Aparecida de Goiânia (GO), Caçapava (SP), Estância Velha (RS), Ribeirão Preto (SP), São José (SC), Sacramento (MG), Mossoró (RN), Crato (CE), Nova Veneza (GO), Osasco (SP), Araçatuba (SP), Jaú (SP), Entre Rios (BA), Tubarão (SC) e Paranavaí (PR). A primeira cidade que recebeu a visita neste ano, encerrando a agenda de 2011, foi Rio Branco, no Acre. No dia 22 de janeiro, cerca de 30 mil devotos estiveram presentes, marcando a centésima visita da Imagem desde 2008.

Conheça mais sobre o Pe. Robson:
Padre Robson de Oliveira Pereira, membro da Congregação dos Missionários Redentoristas (o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida-SP), é reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno desde dezembro de 2003. Nasceu em Trindade, Goiás, em 26 de abril de 1974. Entrou para o Seminário aos 14 anos de idade, tornando-se sacerdote aos 24 anos. Após exercer trabalhos na Pastoral Vocacional e na formação de jovens para a vida religiosa no Seminário, foi para a Irlanda e em seguida para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano. 

Ao voltar de Roma, sentiu necessidade de ampliar a difusão da devoção ao Divino Pai Eterno e, para isso, buscou espaços na televisão. Em nível nacional, as novenas "Filhos do Pai Eterno" e “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, e o “Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno”, bem como as transmissões do Santuário, são exibidas pela Rede Vida de Televisão. Também faz parte do trabalho evangelizador a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno às dioceses brasileiras e outras cidades no exterior.

Com pregações e preces sobre temas que atingem o cerne da vida humana, o padre e sua equipe conquistaram o carinho de pessoas de todos os cantos do país. Amado por muitos católicos, Pe. Robson, que também é bem quisto pelos evangélicos, recebe milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas vindas de diversas regiões do Brasil e também de outros países.

História da Devoção
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade-GO, com uma história de mais de 170 anos, motivou esta e outras visitas em todo o Brasil. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.

Ana Mariana Araújo

Responder