Você sabe o que é o diácono permanente?



Algumas pessoas ficaram surpresas ao saber que o Diácono Adão Cândido, da Paroquia Nossa Senhora D’Abadia, é casado, achando que ele fosse padre. Alguns até pensaram que houve mudanças na Igreja Católica, permitindo o casamento de sacerdotes. A confusão acontece pelas semelhanças das funções e por não ser comum termos diáconos permanentes em nossa cidade.

O diácono permanente pode ser um homem solteiro, casado ou viúvo e tem quase as mesmas funções que o sacerdote, exceto consagrar a Eucaristia, ministrar o sacramento da unção dos enfermos e atender confissões. No entanto, o diácono pode realizar celebrações religiosas como batizados e casamentos, além de administrar igrejas, ser bons aconselhadores e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes.

Assim como o padre, o diácono é ordenado pelo bispo após concluir o curso de Teologia. Além disso, é necessário ter no mínimo 35 anos, se for casado, necessita de um consentimento por escrito da esposa e que o matrimônio tenha ocorrido há pelo menos 5 anos. Se receber a ordenação estando solteiro ou viúvo, só poderá casar-se mediante renúncia do diaconato.

Outra diferença é que o diácono permanente não é mantido pela Igreja, ele pode e deve ter uma profissão para prover o seu sustento e da sua família. A estola também é diferente, no caso do diácono ela é transversal, o que simboliza serviço à Igreja e à comunidade. É um ministério de origem apostólica: “Os diáconos devem ser pessoas decentes, homens de palavra...” 1 Timóteo 3,8-13. Leia também Atos 6,1-6.

Responder